Reino Monera

BIOLOGIACLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

REINO MONERA

Monera é um reino biológico que inclui todos os organismos vivos que possuem uma organização celular procariótica, como bactérias, cianobactérias e arqueobactérias. O termo Monera na classificação atual encontra-se obsoleto, e seus integrantes foram divididos entre os reinos Eubacteria e Archaea, no sistema de três domínios e/ou de seis/oito reinos. Algumas vezes o reino Monera, era chamado de "Procariontas" ou "Prokaryotae". Na influente classificação de Lynn Margulis, o termo Monera significava o mesmo que Procarionte, e deste modo continua sendo usada em muitos manuais, livros e textos.

As bactérias também podem ser benéficas.

Leite materno corrige alterações na microbiota intestinal de bebês

  • “Observamos que o leite materno carrega uma carga de bactérias benéficas que se sobrepõe às bactérias maléficas e assim consegue dar resiliência à microbiota. Com isso, o fato de o bebê ter nascido de parto normal ou cesárea, prematuro ou nascido de nove meses tem pouco impacto na modulação da microbiota. O principal fator de modulação é o leite”, afirmou a coordenadora do estudo, professora Carla Taddei, docente colaboradora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, à Assessoria de Imprensa do ICB.

Como visto, as bactérias não são somente causadoras de doenças, participam também de processos fundamentais para manutenção e o equilíbrio da vida. Podemos relembrar das bactérias que atuam como decompositores, por exemplo.

As bactérias são seres procarióticos (não tem núcleo organizado), que quando comparados aos seres eucariontes, são menos complexos, porém apresentam grande diversidade e sucesso evolutivo.

Formas de classificação das bactérias

Podem ser classificadas de acordo com uma variedade de características, incluindo:

Forma: as bactérias podem ser esféricas (cocos) A, em forma de bastão (bacilos) B ou espiraladas (espiroquetas) C.

Metabolismo: as bactérias podem ser aeróbias, o que significa que elas precisam de gás oxigênio para sobreviver, ou anaeróbias, o que significa que elas não precisam de gás oxigênio para sobreviver.

Nutrição: as bactérias podem ser autotróficas, o que significa que elas podem produzir seu próprio alimento, ou heterotróficas, o que significa que elas precisam obter seu alimento de outras fontes.

Hábitat: as bactérias podem ser encontradas em uma variedade de ambientes, incluindo o solo, a água, o ar e o corpo humano.

Falando mais especificamente da necessidade/tolerância ao oxigênio, podemos classificar as bactérias basicamente em:

Facultativas: crescem de modo aeróbio ou anaeróbio na presença ou na ausência de gás oxigênio.

Microaerofílicas: exigem baixa concentração de gás oxigênio (tipicamente 2 a 10%) e, em muitos casos, alta concentração de dióxido de carbono (p. ex., 10%); crescem muito mal em anaerobiose.

Anaeróbias obrigatórias: são incapazes de metabolismo aeróbio, mas exibem tolerância variável ao gás oxigênio. Formas de vida similares às primitivas, como as bactérias e as arqueas, ainda vivem sem gás oxigênio.

É possível identificar importâncias ecológicas e econômicas da utilização de bactérias. Tais organismos podem auxiliar na decomposição de substâncias prejudiciais ao meio ambiente, como pesticidas, até petróleo.

Estações de tratamento de esgoto utilizam em determinadas etapas bactérias anaeróbias, para a conversão da matéria orgânica em produtos que podem ser utilizados, após o devido tratamento, como fertilizantes; são também utilizadas as bactérias aeróbias que se encarregam de decompor as partículas menores da parte líquida do esgoto, permitindo que a água resultante seja tratada e devolvida aos rios e oceanos. Além disso, as bactérias são largamente utilizadas para a produção de alimentos (laticínios, vinagre, bebidas alcoólicas etc.).

Bactérias anaeróbias obrigatórias reproduzem-se em local de baixo teor de gás oxigênio, como no tecido necrótico (acumulação de células, tecido e resíduos celulares mortos) e não vascularizado.

E o que isso quer dizer?

Quando nos machucamos (ferimento), a chance de infecção/proliferação de bactérias é muito grande, se não forem adotadas medidas de proteção/higiene.

Para evitar a proliferação de bactérias, um dos métodos é utilizar “água oxigenada” (peróxido de hidrogênio – H2O2) para higienizar a região machucada.

Esse procedimento é feito porque o peróxido de hidrogênio é tóxico para algumas bactérias.

Jogar

Relacionadas