Classificação dos Seres Vivos

BIOLOGIA

Os Seres vivos

  • Seres vivos são organismos que possuem características que os diferenciam dos seres não vivos. Estas características incluem:

  • Reprodução (que é a principal característica), Metabolismo, Material genético, Capacidade de responder a estímulos, Organização celular, Evolução.

  • Os seres vivos são constituídos por células. Alguns seres vivos são unicelulares, ou seja, possuem apenas uma célula. Outros seres vivos são multicelulares, ou seja, possuem muitas células.

  • Os seres vivos se dividem em cinco reinos: Animal, Vegetal, Fungi, Protista, Monera.

  • Os seres vivos são importantes na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e habitação. Preservar os seres vivos garante que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.

    Classificação dos seres vivos

    A classificação das espécies possibilita compará-las, ressaltando semelhanças e diferenças.

    Usamos critérios de classificação dos seres vivos.

    Ao trocar os critérios/sistemas de classificação, os grupos também mudam.

    A classificação dos seres vivos é um processo antigo, tendo sido elaborados diversos sistemas de classificação ao longo do tempo. Aristóteles foi responsável pelos primeiros registros sobre classificação biológica.

    A taxonomia é a área da Biologia responsável por identificar, nomear e classificar os seres vivos.

    Lineu desenvolveu o sistema de nomenclatura binomial, “nome científico” utilizado até hoje.

    Nele os organismos são nomeados em latim ou grego de acordo com o gênero e a espécie.

    Categorias taxonômicas

    Organismos da mesma Espécie são reunidos em outra categoria, o Gênero. Os gêneros são agrupados em Famílias, as famílias em Ordens, as ordens em Classes, as classes em Filos, os filos em Reinos, e estes são agrupados em Domínios.

    A sistemática é uma área que também auxilia no processo de classificação, pois estuda as relações de parentesco entre os organismos, assim como a genética molecular.

Jogar

Relacionado