Classificação dos Seres Vivos
BIOLOGIA
Os Seres vivos
Seres vivos são organismos que possuem características que os diferenciam dos seres não vivos. Estas características incluem:
Reprodução (que é a principal característica), Metabolismo, Material genético, Capacidade de responder a estímulos, Organização celular, Evolução.
Os seres vivos são constituídos por células. Alguns seres vivos são unicelulares, ou seja, possuem apenas uma célula. Outros seres vivos são multicelulares, ou seja, possuem muitas células.
Os seres vivos se dividem em cinco reinos: Animal, Vegetal, Fungi, Protista, Monera.
Os seres vivos são importantes na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e habitação. Preservar os seres vivos garante que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.
Classificação dos seres vivos
A classificação das espécies possibilita compará-las, ressaltando semelhanças e diferenças.
Usamos critérios de classificação dos seres vivos.
Ao trocar os critérios/sistemas de classificação, os grupos também mudam.
A classificação dos seres vivos é um processo antigo, tendo sido elaborados diversos sistemas de classificação ao longo do tempo. Aristóteles foi responsável pelos primeiros registros sobre classificação biológica.
A taxonomia é a área da Biologia responsável por identificar, nomear e classificar os seres vivos.
Lineu desenvolveu o sistema de nomenclatura binomial, “nome científico” utilizado até hoje.
Nele os organismos são nomeados em latim ou grego de acordo com o gênero e a espécie.
Categorias taxonômicas
Organismos da mesma Espécie são reunidos em outra categoria, o Gênero. Os gêneros são agrupados em Famílias, as famílias em Ordens, as ordens em Classes, as classes em Filos, os filos em Reinos, e estes são agrupados em Domínios.
A sistemática é uma área que também auxilia no processo de classificação, pois estuda as relações de parentesco entre os organismos, assim como a genética molecular.